“Sou a Favor de Cajobi”: Movimento reúne autoridades e munícipes na Câmara- Câmara Municipal de Cajobi-SP
“Sou a Favor de Cajobi”: Movimento reúne autoridades e munícipes na Câmara
01/07/2014

Recentemente, as redes sociais têm sido intensamente usadas em nosso Município não apenas para promover as coisas positivas com as quais somos contemplados, mas também para criticar duramente as deficiências que a atual administração tem de combater.

A partir dessa constatação, nasceu a campanha “Sou a favor de Cajobi”, cujo intuito é levar às autoridades competentes – Prefeito, vereadores e secretários – os anseios da população, e também solicitar a resolução de problemas que nos afetam diretamente. O movimento intitulado “Sou a Favor de Cajobi”– coordenado pelo empresário Arnaldo Sima e pela professora e diretora Maria José Borduque - vem conquistado espaços e atraindo jovens que têm em comum o interesse pelo desenvolvimento social e cultural do Município, como ficou comprovado na primeira reunião do grupo, que aconteceu nesta segunda-feira, dia 30, na Câmara Municipal, na presença de autoridades municipais: o prefeito Italiano Barbarelli, o vice-prefeito, José Saraiva, o presidente da Câmara, Renato “Torresmo” Martins, e dos vereadores Balinha, Lurdinha, Kim, Girino e Devarte, assim como o Secretario de Saúde, Daniel Teles.

Nesta primeira reunião foram levadas às autoridades perguntas e dúvidas, assim como solicitações para a resolução de diversos problemas. A agenda foi aberta, e um assunto dava origem a outro, quando então as pessoas presentes- poucas, mas todas interessadas em ajudar - faziam uso da palavra para se dirigirem principalmente ao Prefeito. Alguns temas discutidos:

Esgoto e represa municipal.

Devido à falta de planejamento da época da construção da rede de esgoto do Município, os dutos de despejos ficaram desproporcionais pela expansão  da cidade. Além disso, a cultura do povo de canalizar água das chuvas diretamente na rede de esgoto e jogar lixo nas bocas de lobos só agravaram o problema de evasão na época das fortes chuvas. Como solução, o Governo Municipal já está correndo atrás de recursos para a troca desses dutos, em uma obra avaliada em mais de 2 milhões de reais. E conta com a colaboração da população solicitando que não jogue lixo em bueiros e não desviem águas pluviais diretamente na rede de esgoto.

Lixo nas calçadas e ruas.

No passado, foi implantado no Município o sistema de caçambas de recolhimento de entulhos provenientes de obras, limpezas de terrenos e jardins, podas de árvores. Devido aos velhos hábitos da população o sistema novo não foi muito bem recebido. O serviço, de empresa particular, foi questionado pela população por cobrar valores altos para a maioria das famílias. Com isso, o proprietário, não vendo mais motivação para manter o serviço, se desfez da empresa, e os entulhos voltaram a ser colocados nas ruas e calçadas, de forma que novamente cabe à Prefeitura fazer o recolhimento dos mesmos. Para os cofres públicos o gasto é bastante elevado, já que são disponibilizados caminhões, máquinas e funcionários para a limpeza das vias. Pensando em melhorar esse sistema, o prefeito Italiano, através da Secretaria do Meio-ambiente conseguiu recursos para a compra de um caminhão poliguindaste e caçambas, que vão atender a população. Nos próximos meses Cajobi já poderá contar com o sistema de caçambas, sendo que hoje está sendo estudada de que forma serão oferecidos esses serviços.

Vários outros temas foram discutidos na reunião, como saúde, educação, segurança, lazer e entretenimento para os jovens. Também foi colocado em pauta como conscientizar a população a fazer a sua parte, a cumprir os seus deveres na conservação do meio ambiente, das calçadas, como dar o desfecho certo para lixo. Foram várias as idéias propostas: juntamente com a educação ambiental das famílias, desenvolvida através de folhetos, de campanhas veiculadas pelo rádio, também foi sugerida a aplicação de advertências seguidas de multas, fiscalização mais intensa e efetiva, e levar informação às escolas para as crianças e jovens, a fim de  que eles possam ser formadores de opinião e disseminem a conscientização ambiental para os mais velhos e as futuras gerações.

Parabéns a todos os envolvidos por dar esse passo tão significativo no desenvolvimento social e cultural de Cajobi, e que aconteçam mais reuniões como esta. Assim, as reivindicações são feitas através do canal ideal de comunicação, representado pelo Prefeito, vereadores e secretários. Esse diálogo com os munícipes servirá para que esclarecimentos sejam dados de forma correta, para a cobrança de melhorias onde ainda há imperfeições, mostrando que a população de Cajobi e Monte Verde é consciente de seu papel na sociedade. Que nos próximos encontros, nas sessões ordinárias e audiências públicas, o número de pessoas interessadas em ajudar o desenvolvimento do Município cresça ainda mais.

“É preciso cultivar a chamada consciência política em todos os cidadãos, não só nos dias de eleição, nem na época da campanha eleitoral. À medida que o povo for adquirindo essa consciência política, nosso regime democrático vai melhorando”.( Cristiana Gomes, infoescola.com )

assessoria@camaracajobi.sp.gov.br