COMUNIDADE CAJOBIENSE COMEMORA DIA DE REIS COM GRANDIOSA FESTA- Câmara Municipal de Cajobi-SP
COMUNIDADE CAJOBIENSE COMEMORA DIA DE REIS COM GRANDIOSA FESTA
10/01/2014

Comemorou-se no ultimo dia 06 de janeiro, “Dia de Santos Reis”. A data marca para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios, por conseguinte são retirados os enfeites natalícios.

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recera a visita de “alguns magos do Oriente” que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 06 de janeiro.

Em nosso município temos a Cia. de Reis Nossa Senhora da Abadia, grupo tradicional da cidade.

A Cia. de Reis visita as residências , em um período, que dura do final de dezembro até odia de Reis, nessas visitas recebe-se, muitos presentes (prendas) dos quais o dono da residência faz a doação motivados por devoção a Santo Reis, todo essas prendas são usadas com o propósito da realização da festa de Santo Reis, que é feita todos os anos no Bairro da Ponte Preta, sempre de portões abertos a população e devotos em geral.

(População e devotos no momento da chegada da Bandeira na Festa)

Neste ano de 2014, foram oferecidos entorno de 117 arrobas de carne bovina, em forma de churrasco, farofa, pão com carne moída, carne no tacho, a festa contou com um publico geral de mais de mil pessoas entre adultos e crianças.
(Chegada da Bandeira e Folia de Reis a festa)
        A Bandeira, chamada de “Doutrina”, é feita de pano brilhante. Nela é colada uma estampa dos Reis Magos. Constitui o elemento sagrado da Companhia e assim é tratada: beijam-na respeitosamente os moradores das casas visitadas, é passada com muita fé sobre as camas da residência e nunca pode ser colocada num lugar menos digno. Esse respeito perdura durante o ano todo, mesmo passada a época de Reis: na casa onde fica guardada, há orações periódicas diante dela. No universo cultural de nosso povo, a Bandeira é a representação dos três Reis; por isso, explicam os Mestres, ela deve ir sempre à frente pelos representantes dos pastores que seguiram os Reis Magos. PORTO, 1982, p. 19

O Grupo é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e do acordeão, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode.

Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas segundo as lendas e tradições locais.

Todos se organizam sob a liderança do Mestre da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.

As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção daquelas tocadas nas tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões, onde acontecem animadas festas com cantorias e danças típicas regionais, como catira, moda de viola e cateretê.

Bruno Fachin
assessoria@camaracajobi.sp.gov.br