Lixo mínimo: Trabalho da Sec. Meio Ambiente e Assistência Social com a população- Câmara Municipal de Cajobi-SP
24/03/2014

Conscientização ambiental social. É esse o trabalho desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e a Assistência Social de Cajobi-SP, junto a colhedores de material reciclável do município. O objetivo é que esses colhedores se organizem e formem uma cooperativa de coleta seletiva de lixo, assim podendo ter um maior aproveitamento e agregar um valor maior no material coletado.

Para saber melhor sobre o assunto uma equipe formada por colhedores e os agentes da Assistência Social e Meio Ambiente, no dia 11 de março, estiveram visitando a cidade de Corumbataí, região central do Estado de São Paulo, onde é realizado um trabalho com o lixo produzido no município, “Programa Coleta Seletiva de Lixo”, esse trabalho é implantado no município desde 1995, nos conta a coordenadora do Programa Lucilene, não foi tarefa fácil leva algum tempo até a população se adaptar com a ideia de separar o lixo nas suas próprias residências ou comércio, hoje em dia a coleta funciona com total apoio da população. Completa ela.

(Agrônomo Guto Pavani e o Engenheiro Ambiental Fernando Viscondi, ambos da Secretaria do Meio Ambiente de Cajobi-SP)

A Coleta Seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) que não devem ser misturados ao lixo comum das residências ou local de trabalho. Trata-se de um cuidado dado ao resíduo que começa com a separação dos materiais em orgânicos e inorgânicos, e, em seguida, com a disposição correta para o reaproveitamento e reciclagem.

De forma a sensibilizar as pessoas para questão do correto tratamento que os resíduos sólidos produzidos no dia-a-dia devem receber, seja nos ambientes públicos ou privados, a coleta seletiva também funciona como um processo de educação ambiental, na medida em que conscientiza as pessoas sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

Na cidade de Corumbataí, funciona da seguinte maneira, a Central de Triagem da Coleta Seletiva de Lixo, fornece aos moradores um kit contendo um saco de polipropileno, para separação do material chamado de lixo limpo (papel, plástico, metal, vidro) e um balde plástico esse para a coleta do lixo, mas grosso (resto de alimentos, absorventes, fraldas, papel toalhas e higiênico).

(Balde usado na coleta de materias não-reciclavéis)

(Saco de polipropileno usado na coleta de materias recicláveis)
Os materiais são colhidos em dias diferentes, sendo seguindo um cronograma, elaborado por organizadores do programa e distribuído junto à população.

Lembrando que o Kit e retornável, então, toda a vez que se coleta um fica outro no lugar.

(Caminhão da coleta de lixo reciclável, chegando na central de Triagem)

(Funcionários na separação do material coletado)

Os resíduos da coleta seletiva são encaminhados para a central de triagem, onde o material que previamente foi separado nas residências ou local de trabalho será dividido de acordo com a tipologia, para depois ser prensado e, posteriormente, comercializado para as indústrias recicladoras.

(Material sendo prensado)

(Material devidamente separado e prensado esperando para comercialização)

Um trabalho que rendeu a curiosidade e o interesse dos colhedores de Cajobi, que participaram da visita a Central de Triagem da Coleta Seletiva de Lixo, para eles foi um incentivo a mais, para a junção de todos, e fundação de uma cooperativa ou associação de catadores, muitos esses que, hoje em nosso município trabalham coletando matérias recicláveis em aterro sanitário, nas quadras residenciais e comercias, sem nenhuma segurança ou higiene.

Com essa formação podem ter um aproveito melhor do lixo reciclável produzido no município, e também, trazer vários benefícios junto à população, como: Ambientais, Sociais, Educacionais, Culturais e Econômicos.

Conheça agora um pouco do trabalho realizado em Corumbatai-SP:

Material já previamente separado pelo morador e deixado na frente da sua residência pronto para coleta.

Salão da Central de Triagem, esperando a chegada dos caminhões com o material.

Chegada dos veículos com o matérial reciclável colhido em residêncas e comercio.

Prensa dos materiais

Tanques para lavagem dos kit's de coletas, estes que, retornaram para as residências.

Comunicação Câmara Cajobi
assessoria@camaracajobi.sp.gov.br