Meio Ambiente e Vigilância Sanitária realizam Palestra em Escola sobre Queimadas- Câmara Municipal de Cajobi-SP
24/06/2014

Em 05 de junho, por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Vigilância Sanitária Municipal, pela sua coordenadora Drª Aparecida Borducchi e o SEMAE Ambiental, pelo técnico em meio ambiente Fernando Ap. Viscondi, realizaram Palestras nas Escolas Municipais de Cajobi.

O objetivo destes dois órgãos é o trabalho de conscientização das crianças, consideradas os mais férteis vetores boas práticas de preservação e uso sustentável dos recursos naturais.

O tema abordado por ambos foi: QUEIMADAS URBANAS, que são queimadas realizadas em perímetro urbano em terreno baldios ou fundo de quintais, queimando lixo, folhas e galhos secos com o objetivo equivocado de "limpar estes terrenos".

O palestrante Fernando focou na poluição do ar e suas diversas origens destacando a população do ar e suas diversas origens destacando a poluição causada pelas queimadas que nesta época de estiagem são muito comuns embora sejam proibidas por lei FederaL (Nº. 9.605, art.58 de 12 de fevereiro de 1.998) Estadual (Nº. 1.955 de 14 de maio de 2.012). Fernando orientou para que nas limpezas de terrenos e fundos de quintais os entulhos sejam encaminhados para o serviço de coleta municipal tendo um destino final correto.

A Drª. Aparecida, explicou que a fumaça liberada pela queimada e o próprio fogo constituem um risco à saúde dos moradores, podem causar acidentes e sérias doenças respiratórias. Disse ainda que é difícil convencer os adultos a abandonarem hábitos antigos, mas acredita que as crianças tendo conhecimento dos prejuízos que a queimada urbana provoca no meio ambiente e á saúde das pessoas, vão atuar como agentes informando e cobrando das pessoas de seu círculo de convivência atitudes de preservação em relação ao meio ambiente. Ao final da palestra foram distribuídos para os alunos folhetos com informação sobre o tema discutido.

Fonte/Fotos:
Drª Aparecida de Lourdes Borducchi