PALESTRA SOBRE CADASTRO AMBIENTAL RURAL REÚNE MAIS DE 60 PESSOAS - Câmara Municipal de Cajobi-SP
PALESTRA SOBRE CADASTRO AMBIENTAL RURAL REÚNE MAIS DE 60 PESSOAS
09/09/2014

PALESTRA SOBRE CADASTRO AMBIENTAL RURAL REÚNE MAIS DE 60 PESSOAS EM CAJOBI

No último dia 26 de agosto a Casa da Agricultura de Cajobi em parceria com a Câmara Municipal de Cajobi realizaram uma palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural – CAR. A palestra foi realizada com o apoio da Prefeitura Municipal de Cajobi, o SEMAE Ambiental e a cooperativa COAF.

Estavam presentes mais de 60 pessoas, principalmente agricultores interessados em obter informações sobre a obrigatoriedade do Cadastro Ambiental Rural - CAR e tirar suas dúvidas em relação à nova legislação – Novo Código Florestal.

O Cadastro Ambiental Rural - CAR consiste no registro público eletrônico das informações ambientais do imóvel rural. O Novo Código Florestal, Lei nº 12.651, de 2012, estabelece que todos os imóveis rurais sejam cadastrados no CAR. Além disso, o Poder Público está oferecendo todas as ferramentas necessárias para o devido cumprimento da Lei. O preenchimento deverá ser feito eletronicamente. Caso o proprietário/possuidor necessite de orientação para a realização do cadastro deverá procurar as prefeituras, secretaria de meio ambiente, sindicatos, cooperativas, empresas de consultoria ou técnicos da área.

A palestra foi ministrada pelo Sr. Fabio de Faria de Souza Campos, Diretor Técnico I do CBRN de São José do Rio Preto que apresentou brilhantemente o tema e respondeu a diversas perguntas.

O Vereador Anderson Cristiano de Moraes, o Balinha, foi o responsável por trazer o palestrante e ainda providenciou o coquetel, servido após a apresentação.

A Câmara Municipal, através do seu presidente Renato Martins da Silva, o Torresmo, e todos os demais vereadores disponibilizaram o prédio, e ainda o apoio de todos os funcionários que ajudaram desde a limpeza até a organização do som e imagem para apresentação da palestra.

O evento contou ainda com a presença do Prefeito Municipal Marcio Donizete Barbarelli, o Italiano, e o Vice-prefeito José Saraiva Neto que compareceram ao evento e deixaram sua mensagem de apoio aos agricultores. “Tudo aquilo que for preciso fazer para o desenvolvimento da agricultura e que for do nosso alcance para facilitar e desenvolver a atividade agrícola terá o apoio e dedicação da Prefeitura Municipal, que está de braços abertos para ajudar e facilitar a vida do agricultor cajobiense”, disse o Prefeito Italiano que ainda garantiu ajuda para realização do CAR que será feito pelo Departamento de Meio Ambiente – SEMAE Ambiental.

Marcos Auguto Pavani
Engenheiro Agrônomo da Casa da Agricultura