SEMAE REALIZA PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE CÓRREGOS DE CAJOBI - Câmara Municipal de Cajobi-SP
SEMAE REALIZA PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE CÓRREGOS DE CAJOBI
13/10/2014

PROGRAMA DE MONITORAMENTO CONTÍNUO DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DO CÓRREGO DOS COQUEIROS NO MUNICÍPIO DE CAJOBI.

No dia 29 de setembro de 2014, as turmas dos sexto ano (manhã/tarde) da Escola Dr. Adhemaro Godoy tiveram a oportunidade de participar de uma atividade desenvolvida através do SEMAE - Ambiental.

Alunos da Escola Godoy participando do programa de monitoramento.

A ação consiste em avaliar a qualidade das águas de um rio pertencente ao município de Cajobi e o escolhido foi o córrego dos Coqueiros, que pertence à bacia hidrográfica do Turvo Grande. Esta atividade deverá ser desenvolvida com todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino que contenham alunos do sexto ano.

Alunos da Escola Godoy participando do programa de monitoramento.

O objetivo deste programa é desenvolver atividades teório-praticas interdisciplinares em educação ambiental com a proposta de realizar um trabalho de sensibilização que construa a consciência e participação dos alunos na proteção dos recursos hídricos, a fim de que eles se tornem agentes multiplicadores das questões ambientais em seus municípios.

No dia da ação foi explicado aos alunos o objetivo do Programa de Monitoramento, as maneiras de evitar a poluição de córregos e rios, citando como exemplos: tratar os esgotos antes de ser lançado nos rios, investir na preservação e recuperação de nascentes, adotar técnicas de conservação do solo e das águas nas atividades agrícolas, evitar o lançamento de poluentes na água, principalmente agrotóxicos e lixos.

Kit Didático de Análise de Água.

Para a execução do projeto foi utilizado um Kit Didático de Análises de Águas Superficiais. Através deste Kit foram avaliados quantitativamente os seguintes parâmetros: PH, temperatura, fosfato, nitrato, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, turbidez e coliformes.

Ao final das atividades os grupos preencheram questionários com os resultados das análises da qualidade da água monitorada e foi atribuído para cada parâmetro avaliado uma pontuação. Em seguida foi feito um cálculo para a obtenção do Índice de Qualidade da Água, que para o córrego dos coqueiros, o resultado foi adequado.

Análise de Turbidez.

Análise de Fosfato.

Coleta da Água para análise.

Texto - Lilian Carla Foganhole
Química do SEMAE- Ambiental de Cajobi.